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Nacional Popular e Música Instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo
Texto completo | |
Autor(es): |
Maria Beraldo Bastos
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2013-08-29 |
Membros da banca: |
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto;
Acacio Tadeu Camargo Piedade;
Paulo José de Siqueira Tiné
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Orientador: | Fernando Augusto de Almeida Hashimoto; Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
Resumo | |
Este trabalho busca identificar traços do estilo musical do saxofonista e clarinetista José Ferreira Godinho Filho, conhecido como Casé (1932 a 1978), através da transcrição e análise de alguns de seus improvisos gravados nos LPs Samba Irresistível (1961) e História do Jazz em São Paulo(1956). Juntamente com um levantamento de dados biográficos e a realização de entrevistas, usou-se como suporte para esta investigação os trabalhos de Kernfeld, Lawn e Helmer, Almada, Russel, Fabris e Borém e Piedade para abordar aspectos formais, procedimentais, melódicos, harmônicos, timbrísticos e semióticos. Os resultados apontam para uma alta proficiência técnica e um estilo original e inovador, perceptíveis na emissão e timbre sonoros, nas inflexões de expressão e na articulação (AU) | |
Processo FAPESP: | 10/14626-0 - Samba Irresistível: um estudo sobre Casé |
Beneficiário: | Maria Beraldo Bastos |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |