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Civilizar e educar: o projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso

Texto completo
Autor(es):
Cinthia Nakata
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paula Montero; Adone Agnolin; Maria Cristina Pompa
Orientador: Paula Montero
Resumo

A pesquisa que ora apresento toma como objeto de análise muitos sujeitos: os sujeitos indígenas que, a despeito do estabelecimento dos salesianos ter ocorrido em 1902, a partir de 17 de junho de 1903 vieram a se fixar nos limites da aldeia missionária e passaram aos livros e compêndios etnológicos, não apenas salesianos, como os Bororo; os sujeitos missionários salesianos que foram obrigados a se relacionar com aqueles indígenas no momento em que se lançavam no Brasil Central para tornarem a universalidade potencial da mensagem cristã uma universalidade atual e histórica. Todos esses objetos da pesquisa são sujeitos da criação de novos universos simbólicos a partir do compartilhamento das mesmas condições de vida. Mas, igualmente, sujeitos e objetos, uns em relação aos outros, da observação mútua. (AU)

Processo FAPESP: 06/52794-7 - Civilizar e educar: a consecucao do projeto escolar indigena entre os bororo do mato grosso na perspectiva da teoria da mediacao cultural.
Beneficiário:Cinthia Nakata
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado