Busca avançada
Ano de início
Entree


Os saberes docentes de futuros professores de física num contexto de inovação curricular: o caso da física moderna e contemporânea no ensino médio

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Pereira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Alves Barros; Maria Beatriz Fagundes; Lúcia Helena Sasseron Roberto
Orientador: Marcelo Alves Barros
Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise dos saberes docentes desenvolvidos por futuros professores de física e algumas razões das dificuldades encontradas para a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. A partir das definições dos saberes de Tardif (2002) procuramos identificar quais destes saberes estão sendo desenvolvidos pelos futuros professores e de que maneira a experiência de ensino vivenciada por eles contribuiu para sua formação profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida com alunos do último ano do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (habilitação: Física), do Instituto de Física da USP de São Carlos - Universidade de São Paulo. Com os resultados encontrados, buscamos estabelecer algumas das dificuldades dos futuros professores para trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula e quais rumos podem ser tomados à procura de soluções que possam servir de base para o desenvolvimento de propostas de ensino desta natureza. (AU)

Processo FAPESP: 09/03955-6 - Os saberes docentes de futuros professores de Física num contexto de inovação curricular: O caso da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio
Beneficiário:Marcelo Pereira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado