Busca avançada
Ano de início
Entree


O papel das células T reguladoras na paracoccidioidomicose pulmunar de camundongos susceptíveis e resistentes ao Paracoccidioides brasiliensis.

Texto completo
Autor(es):
Maíra Felonato Mendes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vera Lucia Garcia Calich; Niels Olsen Saraiva Câmara; Olga Célia Martinez Ibañez; Ronei Luciano Mamoni; João Santana da Silva
Orientador: Vera Lucia Garcia Calich
Resumo

Um mecanismo de tolerância periférica estudado é mediado por células T reguladoras (Tregs) que expressa o marcador CD25 e o fator de transcrição FoxP3. Estudamos o papel das Tregs nos fenômenos de imunossupressão na resistência e susceptibilidade genética dos hospedeiros contra o fungo. Animais A/J e B10.A foram depletados de células CD25 e outro grupo recebeu Ig de rato. Na 2ª semana de infecção, a depleção de células CD25 resultou em doença menos grave em ambas as linhagens com intenso afluxo de linfócitos T e macrófagos somente nos animais A/J. Na 10ª semana, a depleção de células CD25 também resultou em doença menos grave com aumento dos níveis de citocinas em ambas as linhagens. Neste período, entre os grupos controle, somente os animais A/J apresentaram aumento de linfócitos T e macrófagos. Em conclusão, os animais A/J apresentaram aumento da ativação da resposta imune enquanto que animais B10.A não desenvolveram eficiente ativação da resposta adaptativa mas que podem ter apresentado uma imunidade inata mais eficiente no controle do crescimento fúngico. (AU)

Processo FAPESP: 07/56619-8 - O papel das celulas t-reguladoras na paracoccidioidomicose pulmonar de camundongos resistentes e susceptiveis ao fungo.
Beneficiário:Maíra Felonato Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado