José Menezes e Olmir Stocker: concepções de brasilidade na guitarra
Nacional Popular e Música Instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo
Atualização de equipamentos e infraestrutura de apoio aos laboratórios de pesquisa...
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Autor(es): |
Eduardo de Lima Visconti
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2005-10-01 |
Membros da banca: |
Antônio Rafael Carvalho dos Santos;
José Roberto Zan;
Martha Tupinambá de Ulhôa
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Orientador: | Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
Resumo | |
A partir da transcrição e análise das composições e improvisos musicais de Heraldo do Monte, embasando-se nos conceitos até hoje estabelecidos para composição e improvisação, investiga-se como o músico articula elementos musicais da música popular brasileira urbana (choro, samba e frevo), das manifestações musicais regionais e do jazz, criando um estilo peculiar e inovador de compor e improvisar na guitarra. Através de leituras sobre o Imaginário Nacional Popular, e de que forma este se manifestou na música popular dos anos 60, busca-se verificar, junto a artigos e entrevistas com Heraldo do Monte, até que ponto essas idéias podem ter influenciado o músico em certas escolhas estéticas que nortearam a fusão das influências musicais citadas para a construção, sob seu ponto de vista, de uma guitarra brasileira (AU) | |
Processo FAPESP: | 02/04904-7 - A guitarra brasileira de Heraldo do Monte |
Beneficiário: | Eduardo de Lima Visconti |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |