Busca avançada
Ano de início
Entree


Orfeu: do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes Orfeu Negro (1959) e Orfeu (1999) baseados na peça Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes

Texto completo
Autor(es):
Fabiana Quintana Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudiney Rodrigues Carrasco; Irineu Guerrini Junior; Francisco Elinaldo Teixeira
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem imagética e sonora analisando a trilha musical como recurso articulatório da narrativa fílmica. Serão observadas, também, as estratégias encontradas pelos diretores ao realizar a transcrição do mito Orfeu para a linguagem audiovisual. A dramaturgia dos filmes será analisada a partir de sua referência direta que é a peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes, que antecipou musicalmente a bossa nova. A análise compreenderá, ainda, o modo pelo qual a música se insere na dramaturgia específica do cinema e a importância do pensamento sonoro cinematográfico. O universo musical de Orfeu é tão vasto que, para se compreender as trilhas musicais dos filmes, será necessário visitá-lo em sua longa história, nas várias manifestações do mito, especialmente as dramático-musicais (AU)

Processo FAPESP: 09/03454-7 - Orfeu: Do mito à realidade brasileira. Uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes.
Beneficiário:Fabiana Quintana Dias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado