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Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough

Texto completo
Autor(es):
Felipe Merker Castellani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; Rogerio Luiz Moraes Costa; Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utilização como parte de um processo de significação musical, ou como parte de uma atitude composicional, o mais importante é sua possibilidade de desconstrução e reconstrução. Portanto, este é o principal foco deste trabalho.Nos escritos de Luciano Berio, a noção de gesto musical está interligada a outros aspectos como o virtuosismo, presente na prática instrumental e a teatralidade, produzida por uma relação entre corpo físico do instrumentista e o corpo sonoro gerado pelas ações do mesmo. Para ele os gestos são jogos de representação e significação, que ocorrem em função das convenções históricas e culturais. Por outro lado, para Ferneyhough, o gesto é o resultado de um trabalho paramétrico, que atua tanto com um enfoque tradicional, nas operações que manipulam as alturas e os ritmos, como em formas mais diferenciadas, nos modos de articulação e dedilhados instrumentais. O que o define não é um trabalho isolado, mas a interação entre os diversos procedimentos presentes em um contexto composicional que convergem em direção a um efeito global.Contextualizamos e integramos as questões teóricas através das análises das seguintes obras: as Sequenze de Luciano Berio e Second String Quartet, Time and Motion Study I, Time and Motion Study II e o quinto movimento de Kurze Schatten II, todas de autoria de Brian Ferneyhough.Além das investigações teórica e analítica, também propomos uma experiência prática composicional, que permite a ampliação e complementação de nosso campo problemático. Desta forma, apresentamos um relato de procedimentos composicionais trabalhado simultaneamente com o estudo da poética de Luciano Berio e Brian Ferneyhough (AU)

Processo FAPESP: 08/07612-3 - Por uma desterritorialização do gesto: A poética musical de Luciano Berio e Brian Ferneyhough.
Beneficiário:Felipe Merker Castellani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado