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Uma estrutura de roadmap para integrar o comportamento do consumidor para a economia circular em empresas de varejo de vestuário

Texto completo
Autor(es):
Giovana Monteiro Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Aldo Roberto Ometto; Solange Alfinito; Ivete Delai; Kleber Francisco Espôsto
Orientador: Aldo Roberto Ometto; Ellen van Der Werff
Resumo

A indústria têxtil influencia tradições e estilos de vida, tendo um papel crucial nas dimensões sociocultural, política e econômica. No entanto, a indústria têxtil também é responsável por amplos impactos sociais e ambientais. A Economia Circular, como modelo econômico disruptivo, apresenta soluções que previnem tais impactos e pretendem gerar influências positivas para a sociedade e o meio ambiente. Senso assim, a Moda Circular, uma nova economia têxtil, engloba stakeholders em toda a cadeia de valor, com especial interesse no engajamento dos consumidores de vestuário. Esta pesquisa visa contribuir para a promoção do engajamento dos consumidores de vestuário em sistemas de consumo circular. Para isso, uma combinação de abordagens metodológicas foi empregada, incluindo uma revisão bibliográfica sistemática sobre comportamento do consumidor e economia circular, uma survey entre consumidores de vestuário brasileiros e holandeses, entrevistas com empresas brasileiras de vestuário e desenvolvimento de uma estrutura de roadmap. Os resultados foram apresentados em formato de artigo, reunindo cinco artigos. O primeiro artigo compreende o mapeamento da cadeia de valor de vestuário brasileiro em uma perspectiva multinível, bem como suas oportunidades e desafios para a transição para uma economia circular. O segundo, apresenta a validação da aplicação da psicologia ambiental no campo da economia circular. O terceiro, a identificação dos mindsets e comportamentos circulares dos consumidores, fatores de influência e o seus papeis nos sistemas de consumo circular. O quarto, confirma que valores, crenças e normas podem prever o comportamento do consumidor em relação ao vestuário circular, tanto no Brasil quanto na Holanda. Por fim, integrando os resultados anteriores, no quinto artigo foi desenvolvida uma estrutura de roadmap, reunindo comportamento do consumidor, design de modelos de negócio circulares e estratégias de comunicação e marketing para orientar as empresas de vestuário engajando seus consumidores. Esta pesquisa, portanto, contribui para o campo do comportamento do consumidor no contexto da economia circular e promove o engajamento do consumidor em sistemas de consumo circular de vestuário, auxiliando as marcas de vestuário a implementar os modelos de negócios e princípios da economia circular. (AU)

Processo FAPESP: 19/07874-2 - Desenvolvimento de mindset para economia circular: de uma pesquisa de análise do comportamento do consumidor a níveis de maturidade de circularidade
Beneficiário:Giovana Monteiro Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto