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Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno: a categoria de material musical

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Ribeiro Lira da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Nobre; Taisa Palhares; Lorenzo Mammi; Adriano Márcio Januário; Rúrion Melo
Orientador: Marcos Nobre
Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a categoria de material musical na obra de Theodor W. Adorno. Partindo do pressuposto da mediação entre música e sociedade através dessa categoria, sustentamos a tese de uma diferenciação entre dois modelos crítico-musicais que procuram apreender as mudanças concretas na situação da música de vanguarda entre as décadas de 1930 e 1960. No primeiro modelo, cuja obra principal é Filosofia da Música Nova (1949), a categoria de material musical fornece o critério a partir do qual as obras da geração de Arnold Schoenberg e Igor Stravinsky são estética e socialmente criticadas. Por um lado, Adorno considera que o caráter progressista da Escola de Schoenberg se mostra na resposta consistente aos problemas composicionais do material tecnicamente avançado, opondo-se às tendências reacionárias do neoclassicismo musical naquele período. Por outro lado, ele identifica na tendência à racionalização sem falhas da técnica musical a partir do dodecafonismo uma ameaça à liberdade subjetiva, caracterizando o que chamou de fetichismo do material. Tal tendência se confirmou para Adorno no início dos anos 1950 através do serialismo integral dos jovens compositores de Darmstadt – marca do esgotamento dos potenciais críticos da Música Nova. As mudanças no estado da composição musical a partir de meados da década de 1950, além da participação ativa de Adorno nos debates musicais do pós-guerra, no entanto, indicam possibilidades alternativas a esse esgotamento. Nos anos 1960, Adorno procurou apreender tais possibilidades através de um novo modelo crítico, centrado no que chamou de música informal (AU)

Processo FAPESP: 16/23759-0 - Modelos críticos na filosofia da música de Theodor W. Adorno: a categoria de material musical
Beneficiário:Ricardo Ribeiro Lira da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado