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Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural

Texto completo
Autor(es):
Débora Dainez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Luiza Bustamante Smolka; Adriana Lia Friszman de Laplane; Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Rocha; Maria Cecilia Rafael de Góes; Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Resumo

O objetivo deste trabalho é a discussão da noção de compensação a partir das elaborações de Lev S. Vigotski. Compõem o texto um estudo dos argumentos de Vigotski no diálogo com seus contemporâneos, mais particularmente, com A. Adler; uma análise dos modos de apropriação do conceito por autores na atualidade; uma reflexão analítica das ideias de autores que marcaram a história da educação da criança com deficiência no Brasil. Com base nessas discussões, enfoca-se o caso de um aluno com deficiência múltipla inserido no ensino fundamental de uma escola pública brasileira, buscando-se analisar: 1- As (im)possibilidades de desenvolvimento humano produzidas nas relações de ensino; 2- O núcleo conceitual e teórico que ancora o conceito de compensação. 3- As implicações e repercussões do conceito que possam contribuir para políticas e práticas de educação inclusiva. Considera-se a relevância de colocar em discussão a impertinência do termo compensação na possível intersecção com a noção de constituição humana (AU)

Processo FAPESP: 10/08782-0 - Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural
Beneficiário:Débora Dainez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado