Análise de cruzamento dialélico de populações de m... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise de cruzamento dialélico de populações de milho (Zea mays L.) para resistência à lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda Smith, 1797, Lepidoptera: Noctuidae)

Texto completo
Autor(es):
Maria Del Pilar Alvarez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Jose Branco de Miranda Filho
Resumo

Os objetivos deste trabalho se concentraram na avaliação de novas fontes de germoplasma para resistência à lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda, Smith, 1797, Lepidoptera: Noctuidae), praga chave da cultura de milho no Brasil. Foi utilizado um esquema dialélico parcial entre 20 populações representantes de germoplasma brasileiro e 9 populações exóticas e semi/exóticas de diferentes origens. Os 180 híbridos e as 29 variedades genitoras, junto com duas testemunhas comerciais, foram avaliados em três locais no Estado de São Paulo (Brasil). Foram considerados os caracteres resistência à lagarta do cartucho (RLC), sob infestações artificiais e naturais, produtividade de grãos (PG) e altura de planta (AP). As populações CMS14C e MIRT, e o híbrido São José x MIRT apresentaram a maior resistência, com valores de 1,8; 1,7 e 1,4, respectivamente. As populações PMI9401 e PR91B, e o híbrido CMS14C x 897.Ituiutaba tiveram a maior produtividade, com 4893, 3858 e 5677 kg/ha, respectivamente. Os valores de heterose foram de -28% a 47% para RLC e de -21% a 125% para PG, com valores médios de -0,43% e 31%, respectivamente. O caráter RLC não apresentou interação genótipo x ambiente significativa. Foram detectados efeitos genéticos aditivos e não aditivos que indicaram a viabilidade da implementação de programas de seleção recorrente intra ou interpopulacional para este caráter. Se encontraram efeitos genéticos aditivos e não aditivos para PG, e efeitos aditivos para AP. As populações brasileiras PMI9302 e São José, e a população exótica PR91 B apresentaram boa performance per se e em cruzamentos para resistência e produtividade. Os híbridos (PMI9401 x Cuba110.EsalqPB1) e (São José x MIRT) apresentaram altos feitos de heterose específica para ambos caracteres. Os materiais antes mencionados resultaram muito promissores para sua incorporação em programas de melhoramento. (AU)

Processo FAPESP: 96/05869-8 - Avaliação de germoplasma de milho (Zea mays l) para resistência a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda, Smith, 1797)
Beneficiário:Maria Del Pilar Alvarez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado