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O trabalho de encenação em Calabar (1973): o espetáculo censurado e as reflexões de Fernando Peixoto

Texto completo
Autor(es):
Nina Nussenzweig Hotimsky
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos; Alexandre Villibor Flory; Walter Garcia da Silveira Junior
Orientador: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Resumo

Este trabalho investiga a encenação censurada de Calabar. A peça foi escrita por Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra em 1973, dirigida por Fernando Peixoto no mesmo ano, e censurada às vésperas da estreia pela Ditadura Civil-Militar. A pesquisa reuniu documentos ligados ao trabalho teatral realizado, incluindo depoimentos inéditos do período, gravados em fita cassete por Fernando Peixoto e pelo diretor assistente Mário Masetti. Foram também realizadas entrevistas com artistas que participaram do processo de ensaios. A partir desses materiais, foi produzida uma análise da montagem interrompida, organizada em três capítulos. O primeiro deles trata do processo de produção da peça. Muitas das reflexões de Peixoto sobre Calabar estão ligadas aos limites e possibilidades estabelecidos por sua forma de produção. O encenador avalia os impasses das produções teatrais de esquerda inseridas no circuito comercial. O segundo capítulo descreve e analisa o trabalho da equipe de direção sobre a dramaturgia. Peixoto e Masetti realizaram diversas reflexões sobre as potências do texto, e os pontos em que a montagem entrava em atrito com as proposições dramatúrgicas. Por fim, no terceiro capítulo, foram analisados aspectos da encenação censurada. Peixoto articulou um enunciado da encenação a partir da presença de um coro que representava o povo. Nele se projetava um vislumbre de luta popular, sem a presença de um herói. A participação do coro nessa montagem dialoga com certa tradição de teatro musical politizado da década de 1960, mas sua especificidade está ligada à conjuntura do Brasil da década de 1970. Ao estudar a encenação censurada de Calabar, essa pesquisa procurou investigar as relações entre forma cênica, condições produtivas e contexto histórico (AU)

Processo FAPESP: 17/19467-7 - Estudo da encenação censurada de Calabar, de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra: o teatro musical político da década de 1970
Beneficiário:Nina Nussenzweig Hotimsky
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado