Busca avançada
Ano de início
Entree


Hepatic glucose production mediated by omega-3 fatty acids: the role of Galfaq/11 proteins = Produção hepática de glicose mediada por ácidos graxos ômega-3: o papel das proteínas Galfaq/11

Texto completo
Autor(es):
Vanessa de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Limeira, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Data de defesa:
Membros da banca:
Dennys Esper Cintra; Leonardo dos Reis Silveira; Rodrigo Ferreira de Moura; Adriana Souza Torsoni; Moshmi Bhattacharya
Orientador: Dennys Esper Cintra
Resumo

A incidência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tem aumentado assustadoramente em todo o mundo, devido à obesidade, seu fator predisponente mais importante. A obesidade, leva ao desenvolvimento da resistência à insulina, condição elementar para o surgimento do DM2. O fígado desempenha papel crucial na manutenção dos níveis glicêmicos, regulando as vias de gliconeogênese (síntese de novo de glicose) e glicogenólise (quebra do glicogênio). No entanto, a resistência à insulina no fígado prejudica a capacidade do órgão em controlar tais vias, levando à produção e liberação excessiva de glicose, o que resulta em hiperglicemia constante... O resumo poderá ser visualizado no texto completo da tese digital (AU)

Processo FAPESP: 13/26149-0 - Produção Hepática de Glicose Mediada por Ácidos Graxos Insaturados: Papel da Proteína G±q11.
Beneficiário:Vanessa de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado