Busca avançada
Ano de início
Entree


As múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicos

Texto completo
Autor(es):
Maíra Castilhos Coelho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Data de defesa:
Orientador: José Manuel Lázaro de Ortecho Ramirez
Resumo

A pesquisa aqui proposta pretende refletir sobre as formas de presença do ator existentes no teatro a partir da fusão com a linguagem cinematográfica. Sob o ponto de vista do ator, foi pesquisada a nova dimensão da sua presença no palco, caracterizada pela utilização da câmara e do microfone. Para tanto, introduzimos uma breve história do teatro durante o surgimento do cinema visando contextualizar os estudos e reflexões contidos nos capítulos seguintes, nos quais serão aprofundados os avanços tecnológicos que culminaram no momento presente. Ao estudar as possibilidades do uso de recursos digitais no teatro, o foco é direcionado para as relações entre ator, câmera e projeção, visando investigar as possíveis formas de presença que vem sendo exploradas no teatro. Assim, o estudo é desenvolvido a partir das encenações: "E se elas fossem para Moscou?", de Christiane Jatahy; "King of War", de Ivo Van Hove; " Le Projet Andersen", de Robert Lepage; "The Tempest", de 4DArt; "Eraritjaritjaka", de Heiner Goebbels. A escolha dos espetáculos se deu devido a diferentes formas de captação e projeção das imagens em vídeo, que possibilitam, formas distintas de presença e de convívio entre ator-câmera-espectador. Por fim, é esperado, também, que o estudo propicie subsídios analíticos para a investigação das novas possibilidades deste “teatrodigital” e das tendências que se desanuviam em um futuro próximo de evolução tecnológica e diversificação técnica. (AU)

Processo FAPESP: 13/06541-3 - Entre o palco e a tela: novas relações e inovações em territórios cênicos.
Beneficiário:Maira Castilhos Coelho
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado