Busca avançada
Ano de início
Entree


Modulação da imunidade adaptativa por produtos solúveis de células de carcinoma espinoceular de cabeça e pescoço (HNSCC): um papel da galanina derivada do tumor?

Texto completo
Autor(es):
Marcell Costa de Medeiros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2016-05-31.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Carlos Rossa Junior
Resumo

Carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC, squamous cell carcinoma of the head and neck) é uma neoplasia caracterizada mais comumente por invasão local/regional de prognóstico sombrio quando diagnosticada em estágios avançados e uma característica imunossupressão local ou sistêmica associada. A taxa de sobrevivência em casos avançados é inferior à de câncer de mama ou próstata, e seu tratamento usualmente causa morbidade severa. A resposta ao tratamento é altamente variável mesmo entre pacientes em estágios iniciais da doença e apesar do tratamento implementado seguir o padrão de cuidados vigente. Assim, há grande necessidade de identificar biomarcadores que indiquem um fenótipo agressivo e possa proporcionar informações de utilidade no desenvolvimento de novas terapias específicas. Nossa hipótese foi de que produtos secretados por células de HNSCC ou o contato direto das mesmas com células imunológicas podem induzir uma modulação no sentido de causar a evasão do tumor da resposta imune. Observamos que a literatura mostra diversos trabalhos onde células tumorais exercem efeito imunossupressor em diversos tipos celulares da resposta imune. O estímulo de PBMC com meio condicionado (CM) de células de HNSCC induziu uma diminuição na proliferação, bem como modulou a polarização para fenótipos anti-inflamatórios e em co-cultura de HNSCC e PBMC, o tratamento prévio com CM das PBMC conferiu vantagem às células tumorais. Por último avaliamos um possível biomarcador, a galanina, na modulação da resposta imune. A ausência de galanina induziu melhores níveis de proliferação bem como mais polarização para fenótipos pro- inflamatórios. O aumento da expressão de galanina se mostrou um importante mecanismo de fuga das células tumorais da vigilâncias das células imunes, aumentando a proliferação, sobrevivência e migração das células HNSCC. Conclui- se que de fato o microambiente tumoral lança mão de mecanismos que causam imunossupressão, facilitando o crescimento e progressão do câncer. (AU)

Processo FAPESP: 14/06472-4 - Modulação da imunidade adaptativa por produtos solúveis de células de HNSCC: um papel da galanina derivada do tumor?
Beneficiário:Marcell Costa de Medeiros
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado