Busca avançada
Ano de início
Entree


Vias de síntese e degradação de proteínas na resistência à insulina induzida por dieta hiperlipídicas: efeito da suplementação com ácidos graxos ômega-3 e do treinamento físico aeróbico.

Texto completo
Autor(es):
Luis Gustavo Oliveira de Sousa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sandro Massao Hirabara; Guilherme Giannini Artioli; Renata Gorjão; Rafael Herling Lambertucci; Anselmo Sigari Moriscot
Orientador: Sandro Massao Hirabara
Resumo

O aumento mundial na incidência da obesidade está associado com um aumento significante com os custos com a saúde. Somente nos Estados Unidos, os gastos com os tratamentos associados a obesidade superam 9% dos custos anuais com a saúde, em torno de $147 bilhões de dólares por ano. Os efeitos da obesidade no músculo esquelético estão relacionados com o desenvolvimento da resistência à insulin (IR), diabetes e piora da qualidade de vida. Trabalhos rescentes tem demonstrado que a dieta hiperlipídica (DHL) diminui a capacidade do músculo esquelético responder a sinais de crescimento. Este efeito negativo relacionado a diminuição na ativação da via Akt/mTOR e aumento nd estresse de retículo endoplasmático (ERE) é denominado de resistência anabólica. Por outro lado, estudos têm demonstrado um possível efeito benéfico da suplementaçãoo com o ácido graxo polinsaturado ômega 3 (Ag-w3) e do treinamento físico aeróbico em diversos parâmetros como, melhora da capacidade oxidativa, sistema imunológico, síntese proteica e degradação em saudáveis ou com alguma patologia associada. Dessa maneira, o presente trabalho demonstra que 8 semanas de DHL contribuíram para o desenvolvimento da obseidade. Por outro lado, o protocolo de TA promoveu um efeito protetor ao ganho de peso nos animais obesos. A suplementação com o AG-w3 foi capaz de prevenir alguns parametros analisados e a associação do óleo de peixe não foi capaz de potencializar os efeitos benéficos encontrados com o TA. (AU)

Processo FAPESP: 10/18921-7 - Vias de síntese e degradação de proteínas na resistência à insulina por dieta hiperlipídica: efeito da suplementação com ácidos graxos ômega-3 e do treinamento físico aeróbio
Beneficiário:Luís Gustavo Oliveira de Sousa
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado