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A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores

Texto completo
Autor(es):
Jamur Andre Venturin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2016-02-05.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Resumo

Este trabalho tem como foco de pesquisa a Educação Matemática por nós interrogada com a indagação: O que os pesquisadores em Educação Matemática, no Brasil, dizem da Educação Matemática?. O objetivo é o de buscar compreender o significado de Educação Matemática nos seus diferentes modos de se presentificar nos discursos de pesquisadores que atuam no Brasil, focando essa área de investigação e tendo por meta delinear um estilo. Para constituir os dados da pesquisa, foram entrevistados os professores pesquisadores, que atuam no Brasil, que foram referenciados no III SIPEM. A Fenomenologia husserliana é o solo filosófico assumido para a realização da investigação. A análise de dados consistiu-se em dois momentos: a Ideográfica e a Nomotética. No primeiro, são articuladas as unidades de significado a partir do discurso de cada sujeito significativo, constituídas à luz da interrogação. No segundo, reunimos as unidades de significado, buscando as convergências; esse é o momento em que nos direcionamos do individual para núcleos de ideias mais abrangentes a qual denominamos de Núcleos de Significado, que dizem da Educação Matemática, do que ela está sendo e indicando linhas que avançam para o seu vir-a-ser. Nesse movimento, constituímos os Núcleos de Significado: 1) A Produção Científica em/na Educação Matemática; 2) A compreensão de/em Educação Matemática; 3) Educação Matemática e Matemática; 4) A Prática do Professor de Matemática; 5) A Formação do Educador Matemático. Estes núcleos de significado foram interpretados e teorizados (AU)

Processo FAPESP: 12/20060-5 - A Educação Matemática no Brasil na visão de pesquisadores
Beneficiário:Jamur Andre Venturin
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado