Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência dos hormônios esteroidais na migração, invasão e expressão das proteases ADAMTS 1 e 4 em células derivadas de tumores de ovários.

Texto completo
Autor(es):
Maíra de Assis Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vanessa Morais Freitas; Maria Ines Borella; Alexandre Bruni Cardoso
Orientador: Vanessa Morais Freitas
Resumo

O câncer de ovário é uma neoplasia ginecológica e alternâncias hormonais poderiam ter um papel na manifestação da doença. As ADAMTS´s são proteases secretadas dependentes de Zn2+/Ca2+. Nosso objetivo foi avaliar se há Influência de hormônios sexuais nos níveis de expressão de mRNA, proteínas e distribuição de ADAMTS 1 e 4 e alteração na migração e invasão em células tumorais humanas de ovário. As linhagens foram tratadas com progesterona, estrógeno ou testosterona e o controle não recebeu tratamento. O estrógeno e a testosterona induziram uma menor e a progesterona uma maior expressão gênica de ADAMTS 1 e 4 em relação ao controle para a linhagem ES-2. A progesterona foi capaz de induzir aumento nos níveis proteicos de ADAMTS 1 e 4 no lisado de ambas as linhagens. A progesterona diminuiu a capacidade migratória e de invasão das linhagens. Observamos na imunofluorescência ADAMTS 1 no núcleo das células. Concluímos que a progesterona regula a expressão das ADAMTS 1 e 4, e reduz a invasão e migração de células derivadas de câncer de ovário. (AU)

Processo FAPESP: 13/01092-6 - Influência de hormônios esteroidais nos níveis de expressão e localização das ADAMTS-1, 4 e 9 em células derivadas de tumores de ovário
Beneficiário:Maíra de Assis Lima
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado