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Caminhos de saberes Guarani Mbya: modos de criar, crescer e comunicar

Texto completo
Autor(es):
Adriana Queiroz Testa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Dominique Tilkin Gallois; Marina Vanzolini Figueiredo; Uirá Felippe Garcia; Deise Lucy Oliveira Montardo; Renato Sztutman
Orientador: Dominique Tilkin Gallois
Resumo

Esta etnografia descreve os caminhos pelos quais os Guarani Mbya, um povo indígena que vive no Brasil, Paraguai e Argentina, descobrem, desenvolvem e comunicam saberes. Considerando que os Mbya desenvolvem saberes e colocam-nos em circulação através de práticas contínuas de comunicação e movimento entre diferentes lugares e pessoas (humanas, divinas e não-humanas), esta pesquisa seguiu diferentes indivíduos e famílias enquanto caminhavam entre relações e lugares diversos. Atividades cotidianas e rituais de comunicação e tradução são abordadas, considerando que a tradução não se restringe ao âmbito linguístico, mas também abrange experiências através das quais saberes são transformados em ações eficazes. Os cuidados tomados pelos Mbya nos caminhos de circulação de saberes são descritos, chamando atenção para a relação entre saberes e doenças/infortúnios. Ademais, no âmbito das práticas que fazem a pessoa mbya crescer, tomam-se cuidados para administrar o desejo e os riscos de transformações provocadas pelo envolvimento constante da pessoa em diferentes contextos de relações. Os problemas abordados nesta tese dialogam com a etnologia ameríndia em geral e apontam para a possibilidade de diálogo com os campos da filosofia da linguagem e da educação. (AU)

Processo FAPESP: 10/07740-1 - Conhecimento como busca e comunicação: criação e circulação de conhecimento entre os Guarani Mbya
Beneficiário:Adriana Queiroz Testa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado