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Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo, correlacional e preditivo

Texto completo
Autor(es):
Marília Mariano
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Turini Bolsoni Silva
Resumo

Repertórios comportamentais de crianças e professores são influenciados mutuamente e podem culminar em diferentes consequências no desenvolvimento infantil. No ambiente escolar, as interações entre alunos e professores podem potencializar, ou prejudicar, habilidades sociais infantis e problemas de comportamento. Este trabalho objetivou descrever, comparar, correlacional e predizer comportamentos de professores na interação com alunos, no que se referem as habilidades sociais educativas, práticas educativas negativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis, controlando variáveis escolaridade (crianças pré-escolares e escolares), gênero (meninos e meninas) e indicadores diagnósticos para problemas de comportamento. Esse trabalho de dissertação é composto por três artigos que contemplam o objetivo geral. A amostra foi composta por 283 crianças e seus professores da rede pública de ensino, sendo que 113 crianças eram pré-escolares e 170 escolares. Os professores responderam a um questionário para problemas de comportamento, um questionário sobre habilidades sociais infantis, e uma entrevista semiestruturada que investiga as interações entre o docente e seu aluno. Os dados foram categorizados de acordo com instruções próprias dos instrumentos e, então, foram conduzidas análises estatísticas comparando diferenças entre grupos (Teste t de Student e Teste Qui-Quadrao), associações entre categorias com o Coeficiente de Pearson, e o valor preditivo pela Análise de Regressão Logística Binária. Como devolutivas foram conduzidas palestras sobre comportamentos problema e habilidades sociais, bem como entregue cartilhas aos professores. Os resultados indicaram que professores são menos habilidosos com crianças clínicas para problemas de comportamento, meninos e escolares. Práticas educativas associaram-se positivamente com comportamentos problemáticos e negativamente com habilidades sociais... (AU)

Processo FAPESP: 13/08955-0 - Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo e correlacional
Beneficiário:Marília Mariano
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado