Busca avançada
Ano de início
Entree


Protótipo arquitetônico utilizando painéis com inovação tecnológica fabricados com partículas homogêneas de resíduos de madeira

Texto completo
Autor(es):
Sabrina Fernanda Sartório Poleto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Francisco Antônio Rocco Lahr; Rosane Aparecida Gomes Battistelle; Paulo Yassuhide Fujioka
Orientador: Francisco Antônio Rocco Lahr
Resumo

São vários os fatores que contribuem para o aumento dos resíduos de madeira no Brasil. Dentre eles, a exploração predatória dos recursos naturais, as técnicas rudimentares de desdobro da madeira, como também, a falta de uma política de gerenciamento em empresas que processam madeira em relação aos resíduos e seu destino final. Contudo, a crescente demanda industrial por recursos florestais pode ser de grande valia na construção civil e em indústrias moveleiras, se levados em consideração a otimização do uso dos resíduos do processamento da madeira para o desenvolvimento de produtos alternativos e com valor agregado. Dessa forma, diante do uso de Inovação Tecnológica e a viabilidade técnica constatada em pesquisas recentes para o reaproveitamento desses resíduos na forma de Painel de Partículas Homogêneas, PPH, este trabalho utilizou resíduos de Pinus sp. e Eucalyptus sp. tratados com CCB, para fabricação de Painéis usados na construção de um Protótipo Arquitetônico, em escala real, com o intuito de unir várias pesquisas num só espaço e confirmar os resultados dos trabalhos em que este se baseia visando avaliar a eficiência da aplicabilidade desses painéis como revestimento de pisos e paredes. Os Painéis foram fabricados, em escala de laboratório, a partir de resíduos de madeira provenientes de áreas de reflorestamento na região de São Carlos, SP, e obtidos em serrarias, marcenarias e indústrias locais. A avaliação de seu desempenho ocorreu de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 14810:2006 e normas internacionais (EUA e Canadá). A análise dos resultados e desempenho do Protótipo construído evidenciou a viabilidade e a eficiência do emprego destes painéis, possibilitando sua proposição ao mercado de revestimentos. (AU)

Processo FAPESP: 11/16989-6 - Protótipo Arquitetônico utilizando Painéis com Inovação Tecnológica fabricados com Partículas Homogêneas de Resíduos de Madeira.
Beneficiário:Sabrina Fernanda Sartório Poleto
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado