Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo comparativo do processo de reparo utilizando osso autógeno e beta-tricálcio fosfato em levantamento do assoalho do seio maxilar em humanos: análise tomográfica, histológica, histométrica e imunoistoquímica

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Brasil Daura Jorge Boos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araçatuba. 2015-03-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba
Data de defesa:
Orientador: Eduardo Hochuli Vieira
Resumo

Os autores tiveram como objetivo neste trabalho avaliar comparativamente o comportamento do beta-tricalcio fosfato (?-TCP) ChronOs® e do osso autógeno (OA) em seios maxilares por meio de análise tomográfica, histológica, histométrica e imunoistoquímica. Para o presente estudo foram realizados levantamento e preenchimento do assoalho do seio maxilar unilateralmente com OA em 12 seios e com ?-TCP puro em 11 seios maxilares. Nos períodos de 07 dias e 06 meses, os pacientes foram submetidos à tomografia para análise quantitativa do volume residual de enxerto após reabsorção e remodelação. Previamente à instalação dos implantes, foram realizadas perfurações com broca trefina para coleta do material e envio para análises. Na análise volumétrica não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos. A análise histológica evidenciou presença de grânulos sendo absorvidos e substituídos e tecido ósseo maduro no grupo teste. A quantidade de tecido ósseo neoformado foi maior no grupo do biomaterial. A análise imunoistoquímica comprovou a capacidade osteoindutiva do osso autógeno, não presente no grupo teste. Em conclusão, o ChronOs®, é um material biocompatível e osteocondutor com resultados clínicos similares ao osso autógeno neste modelo de estudo proposto, mesmo sem apresentar capacidade osteoindutiva. (AU)

Processo FAPESP: 12/08628-6 - Estudo Comparativo do Processo de Reparo Utilizando Osso Autógeno E Beta-Tricálcio Fosfato em Levantamento de Seio Maxilar em Humanos. Análise Tomográfica, Histológica, Histométrica e Imunoistoquímica.
Beneficiário:Fernanda Brasil Daura Jorge Boos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado