Esta página reúne informações de pesquisas colaborativas internacionais financiadas pela FAPESP.
Para estimular os pesquisadores no Estado de São Paulo a desenvolverem colaborações em pesquisa com colegas de outros países a FAPESP oferece vários instrumentos de financiamento à pesquisa.
Há vários Acordos de cooperação com agências de fomento, instituições de pesquisa e empresas estrangeiras, no âmbito dos quais são anunciadas Chamadas de Propostas para selecionar e co-financiar pesquisas em colaboração.
Oportunidades são anunciadas em chamadas específicas ou por meio do SPRINT- São Paulo Researchers in International Collaboration, iniciativa criada em 2014, com a qual se oferece financiamento para a fase inicial de colaborações internacionais em pesquisa (propostas de mobilidade de pesquisadores - seed funding). Nas chamadas SPRINT há uma expectativa clara, um dos resultados da colaboração será a apresentação pelas duplas de Pesquisadores Principais (um em São Paulo outro no estrangeiro) de propostas de pesquisa nas linhas regulares da FAPESP e nas agências acessíveis aos parceiros estrangeiros, buscando a continuidade da colaboração em pesquisa iniciada no âmbito do SPRINT e consequente consolidação da parceria.
Há também os seguintes instrumentos institucionais para estimular a colaboração internacional:
- Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante
- Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE)
- Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA)
- Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)
- São Paulo Excellence Chair (SPEC)
- Passe o ponteiro do mouse sobre o país para visualizar a quantidade de Auxílios e Bolsas em colaboração com o país.
- Clique sobre o país escolhido para ver detalhes de Auxílios e Bolsas.
- Para aproximar/afastar o mapa utilize a rodinha do mouse.
- Para movimentar, clique e arraste.
- Para reposicionar, duplo clique.