Bolsa 05/50617-8 - Distúrbios do comportamento, Autoconceito - BV FAPESP
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Criando e avaliando intervenção para melhorar o envolvimento paterno: impactos no desenvolvimento do filho

Processo: 05/50617-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Fabiana Cia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do comportamento   Autoconceito   Relações pais-criança   Rendimento escolar   Estudos de intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoconceito | Criancas Escolares | Desempenho Academico | Envolvimento Paterno | Intervencao | Problemas De Comportamento

Resumo

Os filhos que têm boa qualidade de relacionamento com o pai têm melhor autoconceito, melhor desempenho acadêmico e menor índice de problemas de comportamento. Sendo assim, este estudo terá por objetivo principal avaliar os impactos de uma intervenção para pais, que visa aprimorar as habilidades sociais educativas e as práticas parentais favorecedoras de comportamentos, pró-acadêmicos dos filhos, sobre a qualidade do relacionamento pai-filho, o autoconceito, o desempenho acadêmico e os problemas de comportamento das crianças. Participarão deste estudo alunos da 2ª série do Ensino Fundamental, seus pais e seus professores de português. Os participantes serão divididos em dois grupos (experimental e controle), e serão avaliados em três momentos: quando as crianças estiverem no início da 2ª série e no final da 2ª e 3ª séries. Para avaliar os impactos da intervenção: a) os pais e seus filhos avaliarão a qualidade do relacionamento pai-filho; b) as crianças serão avaliadas em relação ao autoconceito, desempenho acadêmico e problemas de comportamento e c) os professores avaliarão o desempenho acadêmico e os problemas de comportamento das crianças. Para comparar os resultados obtidos com as crianças, seus pais e professores, serão utilizados testes estatísticos (ANOVA, teste-t, correlação e regressão). Espera-se com este estudo disponibilizar material de interesse das escolas e dos pais, contribuindo para melhorias no envolvimento paterno e, assim, para o melhor bem-estar e desempenho das crianças. (AU)

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