Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades de campo em educacao ambiental: construcao coletiva de diretrizes metodologicas.

Processo: 05/53166-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marilia Freitas de Campos Tozoni Reis
Beneficiário:Rosana Caetano Baldani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa-ação   Metodologia participativa   Educação ambiental

Resumo

A atividade de campo, relacionada à Educação Ambiental, tem sido uma estratégia de ensino bastante explorada pela escola nos diversos ciclos do Ensino Fundamental e Médio. Vários autores discorrem sobre a importância deste tipo de atividade no processo de ensino-aprendizagem. Mas muitas definições, características e conceitos, sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental, ainda são de caráter difuso e variado gerando diferentes abordagens pedagógicas dificultando assim, uma visão integrada da realidade e dos princípios básicos requeridos pela EA: práxis educativa cultural, fundamentalmente política, formativa, emancipatória, crítica e transformadora. Tendo como objetivo contribuir para que docentes e alunos desses ciclos realizem atividades de campo como estratégia para a EA de forma a garantir seus princípios básicos, o estudo propõe construir coletiva e participativamente diretrizes metodológicas para o desenvolvimento de aulas de campo em EA. Trata-se de construir, com um professor e seus alunos do Ensino Fundamental Ciclo II, da Escola Pública Estadual Padre Jorge Lima, localizada no Bairro Nobuji Nagasawa na cidade de Bauru-SP essas estratégias, a partir de um processo de investigação das possibilidades de estudo do ambiente do bairro. O trabalho tem como opção metodológica a pesquisa-ação-participativa, sendo realizado em três grandes etapas: 1 - Fase de diagnóstico e etapa preparatória: 2- Intervenção ou desenvolvimento da pesquisa: 3 - avaliação, sistematização e análise dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDANI, Rosana Caetano. Atividades de campo em educação ambiental: construção coletiva de diretrizes metodológicas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.