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José Menezes e Olmir Stocker: concepções de brasilidade na guitarra

Processo: 05/50198-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 08 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:José Roberto Zan
Beneficiário:Eduardo de Lima Visconti
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Harmonia (música)   Improvisação (música)   Música popular   Guitarra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise | Guitarra | Harmonia | Improvisacao | Musica Popular | Nacionalismo

Resumo

Pretende-se com esta pesquisa analisar a produção dos guitarristas José Menezes e Olmir Stocker, com a finalidade de compreender seus respectivos estilos. Através da transcrição e análise musical, busca-se verificar como cada guitarrista, em diferentes momentos, articula matrizes da música popular urbana brasileira, das manifestações regionais e do jazz, permitindo compreender suas concepções do que vem a ser uma "guitarra brasileira". Com base na leitura de textos teóricos sobre a relação entre música popular, identidade e mercado, no período correspondente entre os anos 30 e 90, busca-se fazer uma reflexão, sobre as orientações das escolhas estéticas destes instrumentistas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VISCONTI, Eduardo de Lima. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

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