Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulacao simpatica do metabolismo do tecido adiposo. efeito da desnervacao na gliceroneogenese e na atividade da gliceroquinase.

Processo: 03/09528-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Renato Helios Migliorini
Beneficiário:Danúbia Frasson
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido adiposo   Sistema nervoso simpático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gliceroneogenese | Gliceroquinase | Sistema Nervoso Simpatico | Tecido Adiposo

Resumo

O projeto representa a continuação de estudos deste laboratório sobre o controle de processos envolvidos na geração de glicerol-3-P nos tecidos adiposos branco (TAB) e marrom (TAM), e tem por objetivo obter mais informações sobre a regulação simpática desses processos. Experimentos recentes do laboratório sugerem que a exposição prolongada de ratos ao frio (4°C), situação em que o fluxo simpático para o TAB encontra-se muito elevado, acarreta um aumento da gliceroneogênese, que gera G3P a partir de substratos não glicídicos (lactato, piruvato, aminoácidos) e da atividade da gliceroquinase que produz G3P por fosforilação direta do glicerol (reciclado da hidrólise de triacílgliceróis (TAG) endógenos ou captado pelo tecido da circulação). No presente projeto, serão investigados os efeitos da desnervação do TAB na atividade desses dois processos. Os experimentos serão realizados 7-10 dias após a desnervação cirúrgica unilateral do tecido adiposo retroperitoneal, sendo o tecido do lado contralateral utilizado como controle. A eficácia da desnervação será avaliada pela medida da concentração de noradrenalina no tecido. A atividade gliceroneogênica será estimada pela capacidade do tecido incorporar 14C-piruvato na fração glicerol de TAG, in vitro, e pela atividade da fosfoenolpiruvato carboxiquinase (PEPCK), enzima chave da gliceroneogênese. A medida da atividade da gliceroquinase será acompanhada pela capacidade do tecido incorporar 14C-glicerol em glicerol de TAG, in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)