Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e caracterizacao de marcadores geneticos dimorficos entre femeas e machos de salminus maxillosus (pisces, characiformes).

Processo: 04/11701-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Lessandra Viviane de Rosa Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hibridacao Em Menbrana | Peixes | Salminus Maxillosus

Resumo

A espécie Salminus maxillosus, popularmente conhecida como dourado, representa um dos principais peixes de pesca de subsistência, esportiva e piscicultura no Brasil. Apesar de sua importância econômica, os estudos genéticos se restringem a dados citogenéticos. Os estudos realizados até o momento não evidenciaram cromossomos sexuais morfologicamente diferenciados entre fêmeas e machos ou de qualquer outro marcador cromossômico sexo-específico. Técnicas moleculares podem assim representar uma alternativa para a identificação de marcadores dimórficos em S. maxillosus, visando à diferenciação entre machos e fêmeas e também clarificar seus mecanismos de determinação sexual. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo identificar marcadores genéticos dimórficos entre fêmeas e machos de Salminus maxillosus, através da utilização das metodologias de RAPD e de digestão enzimática de DNA total, para a identificação de "fingerprints" de DNA polimórfico amplificado ao acaso e de DNAs satélites, respectivamente. Uma vez isolados fragmentos característicos de um dos sexos, estes deverão ser analisados através de seqüenciamento nucleotídico, experimentos de hibridação em membrana para determinação de sua organização genômica e hibridação "in situ" fluorescente para sua localização em cromossomos metafásicos. Os resultados obtidos configurarão dados extremamente importantes para a compreensão da origem e evolução dos mecanismos de determinação e diferenciação sexual em peixes e em vertebrados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)