Busca avançada
Ano de início
Entree

Procedimento de medicao para avaliacao do comportamento termico de edificacoes construidas no brasil, sem sistemas ativos de condicionamento.

Processo: 04/11504-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Anesia Barros Frota
Beneficiário:Cecília Mattos Mueller
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conforto ambiental   Desempenho térmico

Resumo

As metodologias de avaliação do desempenho térmico da edificação até então propostas nos projetos de norma da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - e nos estudos publicados pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - apresentam como uma de suas etapas, medições "in loco" dos parâmetros do conforto ambiental. No entanto, esta etapa apresenta-se pouco detalhada, mostrando-se necessário o desenvolvimento da mesma para que os dados resultantes das medições possam ser efetivamente utilizados na caracterização do desempenho térmico de dada edificação, seja em cálculos ou na extrapolação destes dados através de simulação computacional. Neste sentido, o presente trabalho visa propor procedimento de medição para avaliação do comportamento térmico de edificações construídas no Brasil sem sistemas ativos de condicionamento, baseados nas exigências do conforto térmico de normas existentes no exterior. Para este trabalho específico, edificações escolares da rede municipal de São Paulo serão objeto das medições das variáveis térmicas, assim como das simulações do desempenho térmico em aplicativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUELLER, Cecília Mattos. Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo metodológico para elaboração de um anteprojeto. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.