Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da performance dinamica de conectores formados por barras de aco coladas para tabuleiros mistos de madeira rolica e concreto para pontes.

Processo: 04/09513-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Carlito Calil Junior
Beneficiário:Julio Cesar Molina
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12583-1 - Programa emergencial das pontes de madeira para o estado de São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Pontes de madeira

Resumo

O trabalho proposto tem a finalidade de estudar o comportamento de barras de aço coladas utilizadas como elementos de ligação entre a laje de concreto e as vigas roliças de madeira, formando um tabuleiro misto de madeira e concreto para pontes a partir da consideração de três principais abordagens: teórica, numérica e experimental. Inicialmente será efetuado um levantamento teórico sobre o tema em questão e na seqüência será efetuada a análise numérica do modelo com base no Método dos Elementos Finitos. Para finalizar serão efetuados os ensaios experimentais diretamente em corpos-de-prova de madeira devidamente instrumentados e submetidos a solicitações dinâmicas, levando-se em consideração os diversos materiais envolvidos e todas as variáveis que não podem ser controladas, como, por exemplo, as propriedades do adesivo, a capacidade de adesão das barras de aço nas peças estruturais da madeira e a variabilidade natural da madeira. Posteriormente os ensaios experimentais serão efetuados em um protótipo de tabuleiro misto de madeira e concreto, construído em escala real, para a verificação do comportamento do conector quando a estrutura é submetida a vibrações impostas a partir de provas de carga dinâmicas simuladas por meio de tráfego real. Com a realização deste estudo pretende-se verificar o comportamento mecânico dos conectores utilizados nos tabuleiros mistos submetidos a solicitações dinâmicas, conhecendo-se a influência das variáveis que atuam na referida ligação para um melhor desempenho da mesma, e obter subsídios para o projeto e dimensionamento desses tabuleiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOLINA, Julio Cesar. Análise do comportamento dinâmico da ligação formada por barras de aço coladas para tabuleiros mistos de madeira e concreto para pontes. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.