Busca avançada
Ano de início
Entree

Velhice, trabalho e cidadania: as politicas da terceira idade e a resistencia dos trabalhadores idosos a exclusao social.

Processo: 04/10382-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Evaldo Amaro Vieira
Beneficiário:Marcos Augusto de Castro Peres
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Autonomia   Velhice   Aposentadoria   Movimentos sociais   Trabalho

Resumo

Este projeto visa analisar o "movimento social do idoso" no Brasil e as recentes políticas públicas e leis dele resultantes (a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso), sob uma perspectiva crítica, considerando a ausência dos idosos dessas reivindicações e o papel das organizações representativas da velhice (SESC, SBGG, ANG e COBAP) enquanto as principais protagonistas. Levando em conta que tal "movimento" insere-se num contexto sócio-político-demográfico de transformação da velhice em questão social, pretendemos compreendê-lo como um fenômeno análogo às chamadas "redes de movimentos sociais", nas quais observamos um processo de "institucionalização" ou "terceirização" das ações coletivas, coerente à lógica neoliberal de controle das massas e de privatização dos direitos sociais. Nesta perspectiva, o "movimento social do idoso" - sem a presença do idoso na linha de frente -, bem como as políticas públicas dele resultantes, podem ser entendidos como estratégias para controlar um grupo social que cresce rapidamente em virtude do envelhecimento populacional e que, por isso, passa a ser interessante do ponto de vista político-eleitoral e mercadológico. Isso coloca em cheque a idéia de representatividade institucional na medida em que não são contempladas, nestas políticas e ações, demandas primordiais dos idosos, como a elevação do poder de compra da aposentadoria, por exemplo, fazendo com que estes tenham que continuar trabalhando mesmo depois de aposentados para suprir suas necessidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Marcos Augusto de Castro. Velhice, trabalho e cidadania: as políticas da terceira idade e a resistência dos trabalhadores idosos à exclusão social.. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.