Bolsa 04/03859-3 - Distrofia muscular, Ciclosporinas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da ciclosporina a sobre a funcao renal e hepatica de caes da raca golden retriever normais ou afetados pela distrofia muscular.

Processo: 04/03859-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Adriana Caroprezo Morini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Distrofia muscular   Ciclosporinas   Cão Golden Retriever   Nefrotoxicidade   Hepatotoxicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclosporina A | Distrofia Muscular | Golden Retriever | Hepatotoxicidade | Nefrotoxicidade

Resumo

A Distrofia Muscular dos cães Golden Retriever (GRMD), uma miopatia degenerativa causada pela ausência da distrofina, é geneticamente homóloga à distrofia muscular de Duchene que acomete humanos, portanto, estes cães são considerados modelos experimentais para estudos que buscam tratamentos para meninos vitimados pela doença. Um estudo pioneiro, tem como escopo avaliar possibilidades de transplantes de células tronco em cães afetados. Seu sucesso depende de conhecimentos específicos dos efeitos dos procedimentos sobre o organismo receptor, principalmente no que diz respeito ao uso de imunossupressores. A ciclosporina A (CsA) é indicada para tal, contudo, sua janela terapêutica é muito estreita; doses reduzidas carecem de efeito imunossupressor e doses excessivas induzem reações adversas. A monitorização das concentrações sangüíneas do fármaco e seus possíveis efeitos adversos é essencial para viabilizar a terapia. No experimento proposto serão estudados cães Golden Retriever, normais e afetados pela distrofia muscular, submetidos ao protocolo de imunossupressão pela CsA, associado, no caso dos cães afetados, ao transplante. Serão avaliadas as concentrações sangüíneas de CsA e seus possíveis efeitos sobre as funções renal e hepática dos animais. Para tanto serão consideradas as manifestações clínicas relacionadas, urinálise, hemograma, testes de função glomerular, e as concentrações séricas de uréia, creatinina, alanina amino transferase, bilirubinas total e direta, colesterol e fosfatase. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORINI, Adriana Caroprezo. Efeitos da ciclosporina A sobre a função renal e hepática de cães da raça Golden Retriever normais ou afetados pela distrofia muscular. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.