Busca avançada
Ano de início
Entree

Atenuação sísmica do manto superior sob a Plataforma Sul-Americana

Processo: 04/04958-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:Marcelo Belentani de Bianchi
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Manto da terra   Sismologia

Resumo

O IAG-USP vem estudando as estruturas do manto superior no Brasil e na América do Sul para mapear variações de espessura da litosfera e feições anômalas na astenosfera que podem ter implicações na dinâmica da placa sul-americana. Uma região de litosfera mais fina (e portanto de astenosfera mais rasa) foi encontrada sob a Bacia do Pantanal e Bacia do Chaco, com tomografia tanto de ondas P como de ondas de superfície. Esta interpretação sugere uma região mais quente no manto superior, freqüentemente associada a plumas mandélicas. No entanto, anomalias de baixa velocidade podem ser causadas tanto por altas temperaturas como por composição. Neste projeto pretende-se medir a atenuação inelástica das ondas S na astenosfera sob a parte central da América do Sul para tentar corroborar a interpretação de temperaturas mais altas nas regiões de velocidade sísmica mais baixa. Será usado o método de comparação dos espectros as ondas ScS e ScS2 (ondas S refletidas no núcleo terrestre), onde a onda ScS2 (reflexão dupla) tem um decaimento espectral mais rápido do que a ScS. Outros métodos também serão implementados visando tomografia de atenuação. Esta pesquisa complementará o programa do IAG de investigações sismológicas do manto superior com tomografias de ondas P, S e de superfície, dentro de um projeto apoiado pela FAPESP (01/06066-6) e pela FINEP (Fundo CT-Mineral) com colaboração da Northwestern University, dos Estados Unidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEIT‚ B.; SODOUDI‚ F.; YUAN‚ X.; BIANCHI‚ M.; KIND‚ R.. An S receiver function analysis of the lithospheric structure in South America. Geophysical Research Letters, v. 34, n. 14, p. L14307, . (04/04958-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIANCHI, Marcelo Belentani de. Variações da estrutura da crosta, litosfera e manto para a plataforma Sul Americana através de funções do receptor para ondas P e S. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.