Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao do oxigenio singlete (18[1o2]) e hidroperoxidos de lipideos (r18o18oh) isotopicamente marcados com peptideos.

Processo: 04/01664-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Paolo Di Mascio
Beneficiário:Graziella Eliza Ronsein
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/03878-7 - Caracterização de biomoléculas modificadas por mecanismos oxidativos, especialmente via oxigênio singlete, em sistemas químicos e biológicos, AP.TEM
Assunto(s):Peptídeos   Oxigênio singleto   Lipídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hidroperoxido | Lipideos | Oxigenio Singlete | Peptideos

Resumo

Este projeto visa estudar os mecanismos pelos quais ocorrem os processos de oxidação de aminoácidos, peptídeos e proteínas por hidroperóxidos de lipídios / 1O2 (ROOH/1O2) e suas implicações em sistemas biológicos. Para isso, um parâmetro essencial é a identificação dos intermediários e produtos de oxidação gerados pela reação dessas biomoléculas com ROOH/1O2. Duas ferramentas fundamentais serão utilizadas: a síntese com isótopos 16 ou 18 do oxigênio de hidroperóxidos do ácido linoléico e do linoleato de colesterol e endoperóxidos de derivados de naftaleno hidrofílicos; a utilização de técnicas analíticas que permitam a separação e a identificação dos produtos formados como separações cromatográficas, principalmente por cromatografia líquida de alta performance, com análises por espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear. Outra ferramenta importante será o encapsulamento de aminoácidos e peptídeos em lipossomas. Também serão realizados estudos da interação do b-caroteno com o fitofluoeno/fitoeno (precursores do licopeno) em modelos de membranas. Desta forma, pretendemos contribuir na elucidação de algumas propostas da reação dos ROOH/102 com biomoléculas, tais como as proteínas, visando esclarecer o papel biológico das lesões formadas com relação à mutagênese, reparo e nos mecanismos de sinalização celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RONSEIN, Graziella Eliza. Oxidação do triptofano pelo oxigênio molecular no estado singlete [O2 (1Δg)]: estudos mecanísticos envolvendo marcação isotópica, espectrometria de massa e quimiluminescência. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.