Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da tenacidade a fratura por meio do metodo ewf (essential work of fracture) e da microestrutura de blendas tenazes (pbt/abs e pa6/abs) reforcadas com fibras de vidro.

Processo: 04/00935-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elias Hage Junior
Beneficiário:Carlos Do Amaral Razzino
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Blendas   Materiais compósitos poliméricos   Tenacificação

Resumo

Os termoplásticos semicristalinos apresentam-se tenazes acima de Tg, mas com comportamento frágil em temperaturas sub-ambientes, principalmente quando ensaiados em corpos de provas entalhados. Por isso, os inúmeros estudos a respeito da tenacificação desses polímeros através da incorporação de uma fase elastomérica dispersa. Entretanto, sabe-se que como desvantagem tem-se a redução na rigidez e na resistência a tração, importantes propriedades na seleção e na medida de desempenho de materiais. Como alternativa para obtenção de um material com alta rigidez e ao mesmo tempo tenaz, tem-se o desenvolvimento de compósitos termoplásticos a partir de matrizes termoplásticas tenacificadas com borracha (blendas tenazes) e reforçadas com fibras curtas, destacando-se as fibras de vidro. O objetivo deste trabalho é estudar o reforçamento e a tenacidade à fratura, através do método EWF (Essential Work of Fracture), de blendas tenazes PA6/ABS compatibilizada com MMA-MA (poli [(metacrilato de metila)-co-(anidrido maleico)]) e PBT/ABS compatibilizada com MMA-GMA (poli [(metacrilato de metila)-co-(metacrilato de glicidila)]). Pretende-se obter um balanço das propriedades de rigidez e tenacidade, correlacionando o comportamento mecânico com a microestrutura observada por meio de microscopia eletrônica de transmissão e com a morfologia da superfície de fratura das amostras, com o auxílio de imagens obtidas em microscopia eletrônica de varredura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)