Busca avançada
Ano de início
Entree

Anônimas da história: relações de trabalho e atuação política de sapateiras em Franca (1950-1980)

Processo: 04/03612-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Teresa Maria Malatian
Beneficiário:Vinícius Donizete de Rezende
Instituição-sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História da mulher   Indústria calçadista   Industrialização   História oral   Movimento operário   Mulheres   Mulheres trabalhadoras   Franca (SP)

Resumo

Nos últimos 20 anos a historiografia dedicada a interpretar a classe operária - sob todos os seus aspectos e não apenas o movimento operário organizado - constituiu a escrita de uma história vista de baixo para cima, preocupada com a análise das condições de existência diária e com a interpretação de manifestações particulares que vislumbrem as experiências dos trabalhadores em seu cotidiano. No intuito de contribuir com a discussão historiográfica recente, o presente trabalho objetiva analisar as experiências de trabalhadoras que vivenciaram as transformações na estrutura produtiva da indústria calçadista de Franca, entre as décadas de 1950 e 1980, período de consolidação de um complexo industrial voltado para a fabricação de calçados. A partir de narrativas de história oral e documentos sindicais pretende-se interpretar a heterogeneidade da vivência trabalhadora, as relações de trabalho, a divisão sexual do trabalho e a condição feminina, as trajetórias individuais e coletivas, bem como, as práticas individuais e coletivas de recusa à estrutura fabril, e a dinâmica institucional do movimento operário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REZENDE, Vinícius Donizete de. Anônimas da história: relações de trabalho e atuação política de sapateiras entre as décadas de 1950 e 1980 (Franca-SP). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.