Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de forma charmosos em regras de soma de qcd.

Processo: 03/08216-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Marina Nielsen
Beneficiário:Ricardo D'Elia Matheus
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/10896-7 - Física de hádrons, AP.TEM
Assunto(s):Quarks pesados   Quarks   Glúons   Cromodinâmica quântica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colisoes A Altas Energias | Gluons | Qcd | Quarks | Quarks Pesados | Regras De Soma Da Qcd

Resumo

Para interações de baixas energias a Cromodinâmica Quântica é não perturbativa e, atualmente, não existe um procedimento quantitativo que seja suficientemente preciso para tratar a dinâmica de grandes distâncias. O cálculo do espectro hadrônico a partir da lagrangeana da QCD está além das possibilidades técnicas atuais. Uma ferramenta de cálculo que permite uma conexão mais próxima com a teoria fundamental é o formalismo das regras de soma da QCD, o qual representa uma tentativa de conectar os regimes perturbativos e não perturbativos, usando a linguagem das relações de dispersão. Dados experimentais sobre a formação de J/psi provenientes do RHIC (Relativistic Heavy lon Collider), a partir do início do ano que vem, poderão indicar a existência do plasma de quarks e gluons (QGP). A formação de QGP poderá sep-evidenciada por uma forte supressão de J/psi. A supressão do charmoniun também pode ser dada pela interação com mesons leves, que também são formados às centenas na colisão núcleo - núcleo. Portanto é necessário calcular a seção de choque dessas interações, que ocorrem em baixas energias (200 - 1000 MeV) e envolvem uma física não perturbativa. Nosso programa tem como objetivo calcular, usando o formalismo das RSQCD, todos os fatores de forma e constantes de acoplamento relevantes para teorias efetivas de interação do quarkonium com os "comovers" leves (pions e rhos), que ainda não foram calculados usando este formalismo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATHEUS, Ricardo D'Elia. \Partículas exóticas em regras de soma da QCD\. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.