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A qualidade na educacao infantil em questao: analise de principios em documentos brasileiros e estrangeiros.

Processo: 03/08704-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mara Ignez Campos de Carvalho
Beneficiário:Tatiana Noronha de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14075-5 - Significação e dialogia na perspectiva da rede de significações, AP.TEM
Assunto(s):Educação infantil   Creches

Resumo

Tendo em vista o aumento do interesse na qualidade em educação infantil, o presente projeto tem duplo objetivo: (1) identificar quais são os princípios de qualidade em educação infantil, que são compartilhados pela comunidade educacional, presentes em materiais produzidos em 15 países de cultura ocidental industrializada; (2) verificar quais dos quatro sistemas ambientais, descritos por Bronfenbrenner, são contemplados nos princípios de qualidade contidos nestes documentos. Serão analisados oito documentos dos seguintes países: Brasil (3); Estados Unidos (1); Austrália (1); 12 países membros da Comunidade Econômica Européia (3). Os dados serão levantados através da análise temática dos documentos, onde os temas se referem às práticas educacionais que a instituição deva utilizar; os temas geram categorias empíricas, agrupadas sob títulos genéricos. Para o primeiro objetivo, a análise envolve a identificação de categorias temáticas comuns ao conjunto de documentos, através do critério de sua presença em pelo menos cinco deles (metade mais um). A análise de dados referentes ao segundo objetivo engloba a identificação, para cada categoria temática, do sistema ambiental a que ela se refere, de acordo com os quatro sistemas ambientais propostos por Bronfenbrenner; pretende-se identificar, inicialmente para cada documento e, posteriormente, para o conjunto de documentos, quais sistemas ambientais são privilegiados nos documentos. (AU)

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