Busca avançada
Ano de início
Entree

A questao indigena na formacao do estado nacional brasileiro - politicas imperiais e embates na provincia de sao paulo(1822-1845).

Processo: 03/10086-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Pedro Luis Puntoni
Beneficiário:Fernanda Sposito
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   História indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Indigena | Imperio Brasileiro | Legislacao Indigenista | Sao Paulo

Resumo

O presente projeto discute a questão indígena na emergência do Estado Nacional brasileiro a partir de 1822. Busca-se entender o papel ocupado pelas populações indígenas na consolidação do projeto nacional hegemônico. Os conflitos entre as etnias e os agentes nacionais serão estudados tendo como palco a Província de São Paulo, já que desta Província se originaram expressivos agentes políticos que participaram ativamente da articulação do Estado Nacional. Ao mesmo tempo, o território paulista contava com significativa presença de silvícolas, ainda no século XIX. São Paulo torna-se, então, um objeto extremamente interessante por se perceber nela a articulação das duas questões: a nacional e a indígena. Pretende-se dialogar com uma visão historiográfica que afirma a falta de projetos políticos para com os indígenas neste período, o qual foi chamado de "vazio legislativo". A hipótese sob a qual se trabalha aqui é que na indefinição política é possível encontrar caminhos de uma prática administrativa que podia significar o extermínio, a assimilação ou talvez, até mesmo, a liberdade dos indígenas. O recorte adequado para entender esta problemática parte de 1822, quando se tem início a implementação do Império brasileiro e chega até 1845, com a primeira lei efetiva sobre os indígenas feita até então pelo Estado Nacional, o decreto n.º 426, chamado de Regulamento das missões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SPOSITO, Fernanda. Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do Estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo (1822 - 1845). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.