Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da atividade antinociceptiva de peptideos sinteticos homologos a porcao c-terminal da proteina ligante de calcio s100a9 (mrp-14) murina. possivel acao sobre receptor ativado por protease...

Processo: 03/08738-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Renata Giorgi
Beneficiário:Camila Squarzoni Dale
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperalgesia   Analgesia   Peptídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antinocicepcao | Hiperalgesia | Mrp 14 | Par 2 | Peptideo | S100A9

Resumo

Partindo das observações de que um peptídeo sintético idêntico à porção C-terminal da proteína S100A9 murina, contendo 19 aminoácidos (pS100A9m-H92-G110), induz antinocicepção em modelos experimentais de dor inflamatória, o presente projeto tem por objetivo caracterizar a atividade antinociceptiva de peptídeos homólogos ao pS100A9m-H92- G110, a fim de se determinar a menor seqüência de aminoácidos capaz de acarretar antinocicepção em ratos submetidos ao modelo de pressão de pata, na vigência de hiperalgesia induzida por carragenina. Após a análise da menor seqüência peptídica com efeito antinociceptivo, serão sintetizados peptídeos análogos a este até a obtenção de uma seqüência molecular com propriedades farmacológicas que favoreçam o emprego futuro deste peptídeo como agente terapêutico para o controle da dor. Ainda, com base em observações prévias que demonstram um efeito antinociceptivo do pS100A9m-H92-G110 sobre a hiperalgesia induzida pela tripsina, serinoprotease que cliva o Receptor Ativado por Proteases do tipo 2 (PAR-2) ativando-o, será também investigada a possível propriedade do peptídeo análogo ao pS100A9m-H92-G110 em inibir a ativação do PAR-2. Assim, o efeito antinociceptivo do peptídeo análogo será avaliado tanto sobre a hiperalgesia induzida pela tripsina ou por um peptídeo agonista de PAR-2, como sobre a expressão do gene c-Fos na medula de ratos injetados com os ativadores de PAR-2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DALE, Camila Squarzoni. Caracterização da atividade antinociceptiva de peptídeos homólogos ao C-terminal da proteína S100A9 murina. Ação sobre neurônios sensoriais via canais de cálcio dependentes de voltagem do tipo N. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.