Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de extratos secos padronizados de plantas medicinais brasileiras: estudo da viabilidade técnica e econômica do processo leito de jorro

Processo: 03/08317-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Wanderley Pereira Oliveira
Beneficiário:Cláudia Regina Fernandes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leito de jorro   Secagem   Bauhinia   Plantas medicinais

Resumo

Esse trabalho tem por proposta investigar o potencial técnico e econômico do processo leito para a produção de extratos secos padronizados de plantas medicinais brasileiras, tendo como ênfase o processo de secagem. O objetivo é mostrar que essa é uma tecnologia com potencial para o processamento de plantas medicinais, mercado mundial que gira em torno de US$ 22.000.000.000,00 anuais. Serão abordadas as etapas envolvidas na obtenção de um extrato seco padronizado, incluindo desde ações de transformações preliminares como coleta da planta, procedimentos para a limpeza dessa matéria prima, secagem em condições adequadas e estabilização da planta, moagem da planta e classificação granulométrica; ações de transformações principais como processos extrativos, a etapa de concentração e, a secagem em leito de jorro do extrato concentrado para produzir o extrato seco; ações de transformações assessórias como embalagem e rotulagem do produto. Atenção especial será dada aos problemas de degradação térmica de substâncias termolábeis que podem ocorrer durante o processamento. Procedimentos para a caracterização da matéria prima vegetal e da qualidade do produto obtido também serão desenvolvidos. Como planta modelo para o presente estudo será empregada a Bauhinia forficata Link (Pata de Vaca). Pretende-se realizar um estudo econômico do processo e ensaios farmacológicos com o extrato seco padronizado obtido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C. R. F. SOUZA; I. A. SCHIAVETTO; F. C. F. THOMAZINI; W. P. OLIVEIRA. Processing of Rosmarinus officinalis linne extract on spray and spouted bed dryers. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 25, n. 1, p. 59-69, . (01/10140-7, 03/08317-1)
OLIVEIRA‚ W.P.; BOTT‚ R.F.; SOUZA‚ C.R.F.. Manufacture of standardized dried extracts from medicinal Brazilian plants. Drying Technology, v. 24, n. 4, p. 523-533, . (01/10140-7, 03/08317-1, 04/07748-1)
SOUZA‚ C.R.F.; OLIVEIRA‚ W.P.. Powder properties and system behavior during spray drying of Bauhinia forficata Link extract. Drying Technology, v. 24, n. 6, p. 735-749, . (01/10140-7, 03/08317-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Cláudia Regina Fernandes de. Produção de extratos secos padronizados de plantas medicinais brasileiras: estudo da viabilidade técnica e econômica do processo em leito de jorro. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.