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Capacitação de professores para promoção de repertório social acadêmico em alunos com dificuldades de aprendizagem

Processo: 03/03884-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Renata Cristina Moreno Molina
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fracasso escolar   Habilidades sociais   Relações interpessoais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitacao De Professores | Dificuldade De Aprendizagem | Fracasso Escolar | Habilidades Sociais | Interacao Social | Leitura E Escrita

Resumo

A promoção das habilidades sociais de alunos, que pode reverter-se em condições de aprendizagem acadêmica e social, é apontada por diferentes autores como uma alternativa a ser implementada pelo professor para se reduzir a incidência do fracasso escolar. Considerando a necessidade de capacitar o professor para esta tarefa, o presente trabalho tem como objetivos: 1) elaborar e aplicar um programa de capacitação do professor em serviço, visando à promoção de habilidades sociais em seus alunos com dificuldades de aprendizagem; 2) avaliar os possíveis efeitos dessa capacitação sobre o repertório acadêmico e social destes alunos. Participarão desta pesquisa professores e alunos de duas salas de aceleração e de uma sala regular do ensino fundamental de São Carlos. O programa de intervenção será conduzido com o professor (e alunos) de uma classe de aceleração, com avaliações antes e depois. Avaliações concomitantes serão realizadas em outra classe de aceleração (grupo controle de espera) e na sala regular (grupo de validação social). Os objetivos da capacitação do professor incluirão: a) compreensão da importância das habilidades sociais para a vida social e acadêmica dos alunos; b) percepção da relação entre seu comportamento e o dos alunos; c) compreensão e aplicação, em sala, de estratégias para o ensino de habilidades sociais que garantam a superação de déficits de aquisição e/ou desempenho dos alunos nesta área e sua integração a objetivos acadêmicos. O tratamento dos dados incluirá a análise dos resultados obtidos antes e depois da intervenção, em termos do repertório acadêmico e social dos alunos, examinando-se as diferenças encontradas entre as avaliações (antes e depois) e entre os alunos das três salas. (AU)

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