Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia de ensino da leitura e escrita musical através do sistema Braille: práticas e reflexões

Processo: 03/04696-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Claudiney Rodrigues Carrasco
Beneficiário:Fabiana Fator Gouvêa Bonilha
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Notação musical   Pessoas com deficiência visual   Musicografia Braille   Sistema Braille
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Braille | Deficiencia Visual | Educacao Musical | Notacao Musical

Resumo

A Musicografia Braille consiste no sistema de notação musical utilizado por deficientes visuais. A falta de estudos brasileiros sobre esse sistema e a carência no avanço de conhecimento a respeito dessa área motivaram este estudo que visa coletar dados com alunos cegos e professores de música, a fim de se discutir a questão e elaborar reflexões que auxiliem tal processo pedagógico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONILHA, Fabiana Fator Gouvêa. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.