Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao cinetica e funcional do inibidor recombinante de fxa da coagulacao sanguinea, extraido a partir da glandula salivar do carrapato amblyomma cajennense (acari: ixodidae) (fabricius, 1787).

Processo: 03/06154-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Simone Michaela Simons
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos

Resumo

Os carrapatos constituem um dos mais importantes grupos de artrópodes parasitas hematófagos de animais domésticos, silvestres e do homem. Uma variedade de substâncias anticoagulantes provenientes da secreção salivar e das glândulas salivares de diversas espécies de carrapatos têm sido relatadas, sendo que algumas delas inibem a adesão e agregação plaquetária, ao passo que outras inibem a atividade de substâncias da cascata da coagulação sangüínea, tais como trombina e FXa ou então ativam o sistema fibrinolítico. Do carrapato Amblyomma cajennense foi isolado um inibidor de FXa a partir da secreção salivar do carrapato Amblyomma de 67kDa, que foi nomeado Amblyomin-X, o qual inibe de forma rápida e eficiente tanto o FXa isolado ( IC 50 de 4,5mg) como no complexo protrombinase. E em nosso laboratório foi construída uma biblioteca de cDNA a partir das glândulas salivares do carrapato A. cajennense, onde foi clonado, seqüenciado e expresso em E. coli um inibidor que apresenta alta homotogia com uma Serpina do tipo TFPI, o qual é capaz de inibir o FXa (Projeto FAPESP 00/14067-0. Sendo assim a utilização do recombinante, obtido a partir da glândula salivar do carrapato A. cajennense, possibilitará um estudo mais aprofundado do inibidor sobre a atividade do fator Xa e futuramente possa ser aplicado como fármaco, pois os anticoagulantes estabelecidos atualmente na prática clínica apresentam importantes limitações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)