Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao radiografica comparativa da intensidade de cobertura acetabular a cabeca femoral atraves do emprego das tecnicas de osteotomia pelvica tripla e o uso de cunha sacroiliaca, em caes.

Processo: 03/11601-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:João Guilherme Padilha Filho
Beneficiário:Everton Regonato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação sacroilíaca   Ortopedia   Cães

Resumo

A displasia coxofemoral (DCF) é a principal doença articular em animais imaturos. Tem alta prevalência entre cães de diversas raças, sobretudo, as de grande porte, assim como em humanos. Muitas técnicas cirúrgicas são empregadas para o tratamento da DCF, sendo a osteotomia pélvica tripla (OPT) a mais vantajosa por promover aumento da ventroversão acetabular (VVA), aumentando a cobertura dorsal da cabeça femoral, melhorando a congruência articular. Na tentativa de evitar algumas das dificuldades associadas com a OPT foi desenvolvido outro método para aumentar a WA. O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da implantação de cunha na articulação sacroilíaca para promover VVA em comparação com a técnica da OPT em diferentes angulações de placas. Para tal, serão utilizadas 15 pelves em cadáveres da espécie canina, adultos, com peso entre 15 a 25 kg. Em cada hemipelve direita será aplicada à técnica de OPT com as placas de 20°, 40° e 60° graus. Na hemipelve contralateral serão aplicadas cunhas nas articulações sacroilíacas de 20°, 40° e 60° graus. Avaliações radiográficas, em projeções ventrodorsais, serão realizadas para mensuração do grau de cobertura acetabular nas duas técnicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)