Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacoes filogeneticas e revisao dos generos da familia ariidae (ostariophysi, siluriformes).

Processo: 97/11302-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes
Beneficiário:Alexandre Pires Marceniuk
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A posição sistemática e as relações de parentesco entre a família Ariidae e as demais famílias da ordem Siluriformes tem sido alvo de muitas discussões, desde que Bleeker (1863) e Günther (1864) reuniram pela primeira vez as espécies atualmente incluídas na família num grupo a parte. Somente muito recentemente, de Pinna (1993) formulou uma hipótese das relações filogenéticas entre as famílias da ordem Siluriformes e apresentou evidências do monofiletismo de Ariidae. A situação da sistemática dentro da família é muito confusa, os caracteres empregados na diagnose e caracterização de gêneros e espécies são muito imprecisos e geram uma instabilidade do status dos táxons incluídos na família. As relações filogenéticas entre gêneros e espécies são totalmente desconhecidas e o monofiletismo dos gêneros jamais foi testado. O objetivo do presente trabalho é testar, com base na metodologia cladística a hipótese de monofiletismo da família Ariidae estabelecida por de Pinna (1993), estudar e analisar as relações filogenéticas dos gêneros dentro da família e fazer uma revisão sistemática das categorias supra-específicas ora em uso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCENIUK, ALEXANDRE P.; MENEZES, NAERCIO A.; BRITTO, MARCELO R. Phylogenetic analysis of the family Ariidae (Ostariophysi: Siluriformes), with a hypothesis on the monophyly and relationships of the genera. ZOOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 165, n. 3, p. 534-669, JUL 2012. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.