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Processo: | 00/09026-2 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de novembro de 2000 |
Vigência (Término): | 31 de outubro de 2002 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Lucia Nagib |
Beneficiário: | Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
Instituição-sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ficção científica |
Resumo Metropolis, dirigido por Fritz Lang em 1926, é um filme fundador que criou uma estética própria e influenciou inúmeras realizações posteriores. Blade Runner, dirigido por Ridley Scott em 1982, foi claramente influenciado por Metropolis, tornando-se um cult movie e um dos filmes mais representativos das décadas de 80 (e também 90, já que foi posteriormente remontado pelo diretor). Ambos são obras de ficção científica em que a narrativa futurista reveste temáticas sociais contemporâneas. O projeto de dissertação pretende "desconstruir" os dois filmes, com o objetivo de estabelecer o modo como o diretor Ridley Scott trabalha, em Blade Runner, elementos já presentes em Metropolis, adaptando-os a um contexto pós-moderno. Num momento preliminar da análise, alguns aspectos se sobressaem como estruturais para a concepção estética e narrativa dos dois filmes: a arquitetura, as alegorias, a metalinguagem e a religião. Cada um deles deverá compor o eixo de um capítulo da dissertação, sujeitos, é claro, às alterações que se fizerem necessárias ao longo da pesquisa. Na Conclusão serão amarradas as proposições levantadas nos capítulos anteriores, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre ambos os filmes, no nível tanto estético quanto ideológico, o que poderá contribuir para delinear o desenvolvimento histórico do gênero de ficção científica. (AU) | |
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