Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao e caracterizacao da fisiologia ovariana e da fertilidade de novilhas nelore (bos primigenius indius) de linhagem precoce.

Processo: 00/01667-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Paula Nogueira
Beneficiário:Rodrigo Fernando Santana de Lúcia
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Puberdade   Novilhas

Resumo

A puberdade é marcada pelo início da capacidade reprodutiva das fêmeas. Nos bovinos, após o nascimento, a contenção da atividade reprodutiva acontece por excesso de sensibilidade do hipotálamo ao feedback negativo dos esteróides gonadais. A diminuição progressiva desta sensibilidade do hipotálamo aos esteróides gonadais, faz com que os animais atinjam a puberdade, ou seja, iniciem sua atividade reprodutiva. As novilhas de origem européia (Bos primigenius taurus) apresentam o início da atividade reprodutiva mais cedo que as novilhas de origem zebuína (Bos primigenius indicus). A antecipação da puberdade, além de reduzir o tempo em que a novilha permanece à pasto sem produzir, representa um aumento na produção de bezerros durante sua vida. O presente projeto objetiva acompanhar intensivamente a atividade folicular em novilhas Nelore no período peri-puberal e avaliar a fertilidade do primeiro ciclo estral nestes animais mediante a inseminação artificial e diagnóstico positivo de gestação . Serão utilizadas 40 bezerras Nelore após a desmama, oriundas de fazenda que já seleciona animais, quanto à apresentação de puberdade precoce, há vários anos. Buscaremos desta forma, estudar o mecanismo da puberdade nas novilhas Nelore, tentando encontrar características fisiológicas que ajudem na identificação prévia de novilhas, que potencialmente possam apresentar puberdade precoce. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)