Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclo ovariano de femeas de macaco bugio (alouatta caraya - humboldt, 1812): avaliacao endocrinologica por meio de extracao e dosagem de esteroides fecais.

Processo: 02/10920-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Tatiana Kugelmeier
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radioimunoensaio   Bugio   Esteroides fecais   Caracteres sexuais

Resumo

Alouatta caraya é um dos maiores primatas neotropicais. Popularmente conhecido como bugio ou guariba, apresenta dimorfismo sexual evidente. É um importante dispersor de sementes e um potencial modelo biológico para pesquisas biomédicas. Visando a conservação da espécie e reposição de plantei em instituições de pesquisa, o estudo de sua fisiologia reprodutiva fornece a base para programas de manejo reprodutivo em vida livre ou cativeiro. Os métodos não invasivos representam um grande avanço no estudo de espécies selvagens, por pouparem os animais do estresse provocado pela contenção química e/ou física, permitirem múltiplas colheitas em curtos intervalos de tempo e por longos períodos, sendo bastante confiáveis e de fácil coleta. Com base no exposto, o presente trabalho objetiva determinar alguns aspectos da fisiologia ovariana de cinco fêmeas adultas de Alouatta caraya, mantidas em cativeiro, através da extração e dosagem de metabólitos esteróides fecais, em um período de seis meses. Os aspectos estudados serão a duração do ciclo ovariano e de suas fases, o período peri-ovulatório e a ocorrência de ovulação. As dosagens serão realizadas através da técnica de radioimunoensaio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUGELMEIER, TATIANA; DO VALLE, RODRIGO DEL RIO; DE BARROS VAZ GUIMARAES, MARCELO ALCINDO; PEREIRA CARNEIRO MUNIZ, JOSE AUGUSTO; BARROS MONTEIRO, FREDERICO OZANAN; DE OLIVEIRA, CLAUDIO ALVARENGA. Tracking the Ovarian Cycle in Black-and-Gold Howlers (Alouatta caraya) by Measuring Fecal Steroids and Observing Vaginal Bleeding. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRIMATOLOGY, v. 32, n. 3, p. 605-615, JUN 2011. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUGELMEIER, Tatiana. Avaliação endocrinológica do ciclo ovariano de macaco bugio (Alouatta caraya - HUMBOLDT, 1812) por meio de extração e dosagem de metabólitos de esteróides fecais. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.