Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da funcao reprodutiva de femeas de peixe-boi amazonico (trichechus inunguis, nattere, 1883) mantidas em cativeiro, por meio da extracao e dosagem de esteroides fecais.

Processo: 01/11356-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Claudia Carvalho do Nascimento
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mamíferos aquáticos   Radioimunoensaio   Endocrinologia   Reprodução   Animais selvagens

Resumo

O peixe-boi amazônico é o único sirênio de água doce, cuja principal ameaça para a extinção é a caça desordenada, perda de habitat e baixa capacidade reprodutiva. São escassos os dados a cerca desta espécie, principalmente sobre a reprodução. Informações básicas de fisiologia reprodutiva, como o perfil endócrino dos hormônios sexuais, deve ser primeiramente obtido. A colheita de sangue seriada para a obtenção dos valores dos níveis hormonais pode causar estresse nos animais, flebite, além de ficarem mais resistentes à contenção física. Neste contexto, métodos não invasivos, utilizando fezes para a quantificação hormonal são potencialmente atrativos. A dosagem de metabólitos de hormônios em fezes, por radioimunoensaio, é uma técnica não invasiva que não necessita de nenhuma manipulação dos animais, poupando-os de procedimentos dolorosos e estressantes, podendo ser repetida em curtos intervalos, além de não requerer material sofisticado e nem treino específico do coletor. Por estes motivos, esta técnica vem sendo cada vez mais empregada em animais selvagens de vida livre ou de manejo difícil. Em vista da escassez de estudos sobre a fisiologia destes mamíferos aquáticos, o objetivo deste projeto é determinar os níveis de esteróides fecais de nove fêmeas de peixe-boi amazônico, (Trichechus inunguis), mantidas em cativeiro, correlacionando os valores obtidos ao estado reprodutivo, visando ampliar os conhecimentos sobre a fisiologia reprodutiva e desta forma preservar a espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Avaliação da função reprodutiva de fêmeas de peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis, Natterer, 1883), mantidas em cativeiro, por meio da extração e dosagem de esteróides fecais. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.